Making of – Página 8

Por Netho Diaz

Olá pessoal. Mais uma vez aqui com detalhes sobre o processo de produção de uma página de Justiça Sideral. Desta vez a página 8, e como de praxe dou uma boa lida no roteiro antes de começar.

roteiro

Vejo os detalhes e procuro por elementos que possam ser interessantes na composição. O Deyvison tem o costume de enviar imagens de referência no script o que é sempre legal pois tenho um ponto de partida, além de ter uma noção do que agrada a ele.

Esta página tem uma certa importância porque é o primeiro contato do leitor com uma das protagonistas da história, então ela precisa ser algo impactante.

Logo, o primeiro quadro (onde a personagem se revela para o seu antagonista) é o maior da página. Ele não é um quadro que necessariamente vá ficar mais bonito, mas é o que está ali pra chamar atenção do leitor.

Layout

Feito isso, o objetivo da página como sempre é guiar os olhos do leitor de ponto em ponto tornando a narrativa o mais fluída possível. Assim, a estrutura do layout é formando por triângulos visuais que levam o leitor pra onde queremos. Lembrando claro, de deixar espaços condizentes com a massa de texto dos balões. Como são dois personagens conversando, as variações nos ângulos trazem uma dose de dinamismo a cena, deixando tudo mais interessante.

No quadro 3 nós acrescentamos um plano panorâmico do cenário com os personagens aparecendo de corpo inteiro, a chamada “visão de pássaro”. É importante que toda página tenha pelo menos um quadro nesse sentido. Isso serve pra ambientar melhor o leitor.

Também é importante destacar bem as expressões dos personagens. No último quadro temos um primeiro plano da protagonista, que literalmente salta do quadro. Neste caso, o recurso foi usado apenas por estética mesmo, pra podermos ver a personagem melhor, além de deixar a página mais atraente já que não prejudicava a narrativa.

Enfim é isso. Até a próxima.