Making of | Página 6 – Ed 2

Por Netho Diaz

Olá pessoal. Vamos ver mais um making of de Justiça Sideral? Desta vez a página 6, da segunda edição. Uma das últimas e que gosto bastante do resultado. Mas antes de começar dou uma boa lida no roteiro.

roteiro
Trata-se de uma página com bastante ação, logo quando leitor passar o olho pelo primeiro quadro, tem que percorrer a imagem inteira até chegar no ponto importante da cena. A narrativa deve passar a sensação de que os quadros estão sempre em movimento. O trilho/trem guia o leitor inicialmente até a estação, e em seguida o outro trem guia até o quadro 2. A estação foi pensada para funcionar em níveis. Uma estação em cima da outra. dividida por andares, onde as classes mais pobres acessam os níveis inferiores. (cidade baixa)

Nos quadros 2 e 3 fazemos um pequeno “jogo de câmera”. No primeiro momento jogamos a ação na direção do leitor e em seguida na direção contrária, como se os personagens passassem pelo leitor rapidamente. No quadro 4 nós utilizamos um plano mais panorâmico situando a cena, mas aqui também afastamos um pouco a ação, reduzindo a importância deste quadro de forma calculada. A idéia é gerar expectativa para o próximo quadro que é onde acontece o nosso clímax.

roteiro

Na narrativa é importante estipular um quadro para ter mais destaque. Alguns artistas cometem o erro de querer destacar tudo ao mesmo tempo, e o resultado além de ficar confuso, acaba dando um efeito contrário, pois se tudo tiver destaque automaticamente nada tem destaque.

Neste quadro 5 usamos a perna do personagem Kraven para guiar os olhos do leitor para o quadro seguinte onde o grupo armado atira nele. Os tiros fazem a mesma função aqui servindo de guia para o próximo quadro. Por último o movimento do trem nos obriga a seguir o travelling para o quadro seguinte onde Kraven finalmente escapa de seus algozes.

Enfim, é isso.. Espero que tenham gostado. X)